>

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Warning: Toxic

Partilho um artigo da revista Visão, que pode ser lido na integra aqui
O artigo fala de como lidar com pessoas "tóxicas" e tem por base um estudo da TalentSmart, que fez uma investigação que envolveu mais de um milhão de pessoas e concluiu que 90% das que apresentavam melhor desempenho conseguiam dominar as suas emoções durante momentos de stress e tinham a capacidade de "neutralizar" as pessoas difíceis. Como? É o que se segue:
1 - Estabelecem limites
As pessoas que passam a vida a queixar-se e que são negativas focam-se nos problemas e não nas soluções e querem arrastar os outros para essa sua forma de estar. Os que as rodeiam sentem-se no dever de as ouvir para não parecerem mal educados, mas há uma linha entre o ouvir e o ficar enredado numa espiral emocional negativa. Estabeleça limites e distancie-se quando necessário. E pode sempre perguntar-lhes diretamente o que tencionam fazer para resolver o problema de que tanto se queixam...
2 - Saem do jogo
As pessoas tóxicas fazem as outras sentir que estão a enlouquecer porque o seu comportamento é irracional. O segredo é não se deixar arrastar e entrar na mesma linha. "Não tente vencê-los nos seu próprio jogo", alerta o especialista.
3 - Têm consciência das suas emoções
Manter uma distância emocional exige ter consciência. Não se consegue impedir alguém de mexer connosco se não nos apercebermos do que está a acontecer.
4 - Não gastam as energias todas de uma vez
As pessoas emocionalmente inteligentes sabem que o dia seguinte é crucial quando se lida com uma pessoa tóxica. Enterrar emoções só vai fazer esgotar todas as energias, daí o ser necessário conhecer e responder às próprias emoções para escolher sensatamente as "batalhas" a travar.
5 - Não se focam nos problemas, mas nas soluções
O foco da atenção determina o estado emocional. Quando alguém se foca nos problemas, prolonga-se o estado emocional negativo e o stress. Quando o foco, por outro lado, é na ação, cria-se uma sensação de "eficácia pessoal" que, por sua vez, leva a emoções positivas. Pensamentos fixos no quão "loucas" ou "difíceis" são as pessoas tóxicas também só lhes dá mais poder e não resolve nada. Foque-se, em vez disso, em como lidar com elas.
6 - Não esquecem
As pessoas emocionalmente inteligentes perdoam rapidamente, mas isso não quer dizer que esqueçam. Perdoar, sublinha Travis Bradberry, implica seguir em frente, mas de forma a não repetir a mesma experiência.
7 - Não absorvem a negatividade
É natural alguém sentir-se mal com a forma como os outros o tratam, mas cabe ao próprio intensificar essa negatividade ou seguir em frente.
8 - Dormem
Quando dormimos, o cérebro recarrega as energias. Quando não dormimos o suficiente, o auto-controlo, a atenção e a memória diminuem, enquanto aumentam os níveis das hormonas ligadas ao stress. Uma boa noite de sono torna-nos mais positivos, criativos e proativos na aproximação às pessoas tóxicas.
9 - Procuram ajuda
Falar com alguém ajuda a pôr as coisas em perspetiva e, muitas vezes, do diálogo surge uma solução que não se conseguia ver devido ao envolvimento emocional.
10 - Juntar todos os pontos anteriores
Antes de conseguir ter este sistema a funcionar a 100%, vai ter de passar alguns testes. "Felizmente, a plasticidade do cérebro permite-lhe moldar-se e mudar à medida que adota novos comportamentos, mesmo quando você falha", conclui o artigo.

1 comentário:

  1. Mandaram-me esse artigo no outro dia. Tenho uma colega de trabalho que é tóxica. É horrivel. A vida dela é um drama e todos estão contra ela. Faz-se de vitima a toda'hora. É horrível e drena-me as energias :/
    Este artigo faz todo o sentido!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar