>

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Um boa desculpa para comer chocolate e beber um copo de vinho

Daqui!!
Café e vinho com moderação também têm efeitos positivos. Neurologista diz que, no geral, a dieta mediterrânica tem benefícios e não só ao nível do cérebro.

É caso para dizer que já pode comer chocolate à vontade sem se sentir culpado. Mas o melhor será sempre optar pelo amargo, o mais rico em cacau. Um estudo da Universidade de Columbia, nos EUA, indica que o cacau tem benefícios para o cérebro, pois ajuda a reverter a perda de memória resultante do envelhecimento.
Através de imagens captadas por ressonância magnética, uma equipa de investigadores descobriu que há uma zona específica do cérebro, associada à perda de memória que acontece naturalmente com a idade, que experimenta uma maior vascularização, ou seja, maior atividade metabólica com o consumo de cacau. De acordo com o estudo publicado na revista Nature Neuroscience, citado pelo The Guardian, esta é a primeira evidência científica de que a perda da memória pode inverter-se com um regime alimentar rico em flavo-noides, presentes no cacau (o principal ingrediente do chocolate) e que também se podem encontrar no vinho, no chá e em algumas frutas e legumes.
Contactado pelo DN, o neurologista Lopes Lima indica que "tem havido muita informação que aponta nesse sentido, não só ao nível do chocolate, mas também do café". Aparentemente, explica o especialista, ambos têm efeitos antioxidantes que podem ser benéficos. "Não vão prevenir o Alzheimer, se o doente tiver de vir a ter a doença, mas podem ter um efeito protetor", esclarece.
Leia mais no e-paper do DN.

Sem comentários:

Enviar um comentário