>

terça-feira, 26 de março de 2013

Para quem gosta de correr

Achei este artigo da Sport life interessante
Melhores truques para ter sucesso na corrida
Nível Principiantes
Truque - alongar, antes ou depois?
Antes é bom alongar suavemente 10-15 segundos para soltar a musculatura, mas sobretudo ao finalizar o treino é quando há que alongar de forma equilibrada as cadeias musculares (da cabeça aos pés) passando 20-25 segundos por cada alongamento.

Nível médio
Truque: segue um plano de treino.
A planificação e dar um sentido às tuas passadas é a chave para melhorar e não ter lesões. Correr sempre a mesma distância e ao mesmo ritmo não é sustentável e acabarás por não melhorar e por te aborrecer. Um exemplo de uma semana de treino poderia ser: Segunda – Treino suave de 40 minutos + abdominais; Terça – Descanso; Quarta – Séries (10 minutos de aquecimento + 2x4x500metros a 80% + 5 minutos suaves); Quinta – Descanso; Sexta: Treino progressivo de 40 minutos terminando a 80%; Sábado – 2 horas de bicicleta; Domingo: Treino de 30 minutos + 5km a ritmo de corrida de 10km.

Nível avançado
Truque: Corres e dormes bem ou corres e dormes mal.
Na maioria dos casos correr reajusta muito bem o ciclo circadiano do sono. Gera um reajuste da melatonina, a hormona do sono, chegando inclusivamente a devolvê-lo a pessoas que sofriam de insónia. Noutros casos, sobretudo em pessoas que correm à tarde-noite, ter feito um sobre esforço produz uma sobre estimulação ou ativação que produz o efeito contrário, dificultando o sono. Neste segundo caso, a solução será procurar um horário mais compatível que não interceda no sono, o nosso maior regenerador e reconstrutor.
Da revista sportlife.com.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário