>

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Somos o que comemos

Partilho aqui um artigo da Visão que achei interessante, intitulado o Guia dos alimentos certos para o efeito pretendido:
  • Para tonificar a pele
O segredo para manter uma pele jovem é comer frutos cor de laranja e vegetais como batata doce e cenouras, pois contêm antioxidantes lipossolúveis, que protegem estruturas importantes (como o colagéno e a estalina) de estragos. Também reduzem a inflamação e ajudam a pele a manter-se tonificada.
  • Para ter mais energia
A vitamina B é essencial para transformar a comida em energia, por isso é importante comer bastantes cereais (como arroz integral, massa de trigo, quinoa, etc), vegetais de folha verde e ovos. Evite pão branco, arroz branco, massa branca e comidas açucaradas, que causam subidas e quedas de energia repentinas.
  • Para melhorar a digestão
Primeiro, é importante comer bastante fibra e manter-se hidratado. A água é chave para a fibra fazer o seu trabalho - a fibra assimila-a, incha e estimula os intestinos para o sistema digestivo continuar em movimento. O nosso intestino também está cheio de boas bactérias que regulam a digestão, por isso é importante mantê-las, ingerindo alimentos pré-bióticos como cherovia e cebola.
  • Para se livrar das borbulhas
Ao ingerir comidas ricas em zinco, como marisco, espargos e sementes de abóbora, está não só a ajudar na regulação da produção do óleo como a 'lutar' contra as infeções causadas pelo acne. Também aumentar a ingestão de ômega 3 com peixes gordos e sementes ajudam na melhoria do acne e outras doenças de pele, como eczemas e psoríase.
  • Para evitar constipações
Comidas que contenham polissacarídeos, tal como cogumelos shitake e bagas goji, já provaram aumentar o número de glóbulos brancos, que ajudam a lutar contra as infeções. Depois, basta ingerir outros 'antídotos' naturais às refeições, como o alho (antiviral), gengibre (anti-inflamatório) e malagueta (descongestionante).
  • Para dormir melhor

Comidas ricas em triptófano (aminoácido essencial utilizado pelo cérebro, juntamente com a vitamina B3, a niacina e o magnésio, para produzir a serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor) irá ajudar na hora de ir dormir, por isso aposte em perú, atum, bananas e cerejas. O ideal é ingerir à noite, acompanhado com vegetais de folha verde, que são ricos em magnésio que relaxa os músculos. Esta combinação será perfeita para uma boa noite de sono.

1 comentário: