>

terça-feira, 7 de julho de 2015

Vinho e chocolate...

....parece-me uma combinação perfeita e partilho aqui estas sugestões da winefor:
  • Chocolate branco: combina com Sherry, espumante demi-sec, Muscat, Chardonnay frutado ou um Moscato d’Asti. Esses vinhos vão pegar os tons amanteigados e gordurosos do que nem sempre é considerado um chocolate “real”. Para aqueles que não se importam em correr riscos, um vinho contrastante com taninos pesados pode funcionar para cortar a gordura do chocolate branco.
  • Chocolate ao leite: experimente Merlot, Pinot Noir, Riesling, Muscat e vinhos de sobremesa. Tenha cuidado com os altos níveis de açúcar no chocolate ao leite, pois isso pode cancelar qualquer sabor frutado nos vinhos tintos secos, deixando-os com um gosto amargo.
  • Chocolate meio amargo (50% a 70%): os chocolates meio amargos são os mais fáceis de harmonizar. Podem acompanhar tanto tintos jovens como encorpados. Boas opções são o Cabernet Sauvignon, Shiraz, Carménère ou o vinho do Porto. Um Chianti pode combinar muito bem com um chocolate que tenha mais de 60% de cacau.
  • Chocolate amargo (70% a 100%): para os chocolates amargos, a dica é escolher um vinho com bom corpo e leve passagem por madeira. Boas opções são: Bordeaux, Merlot, Shiraz, Muscat, Porto, Malbec e Zinfandel.
  • Dica: Experimente champanhe ou espumante com todos os tipos de chocolates. Essa é uma variedade que complementa muitos sabores. Vinhos de sobremesa fortificados também harmonizam com qualquer chocolate.
O artigo completo pode ser lido aqui.

1 comentário: