Ora aqui está um artigo que vale a pena partilhar e os motivos são vários, tanto por uma questão de poupança do produto, quer do referido efeito!!
Produto de limpeza: uma avelã
Não faz sentido começar um ritual de beleza sem primeiro limpar a pele e retirar as impurezas. Deve lavar o rosto com água morna (para dilatar os poros) e passar com um produto de limpeza, massajando a pele.
“É importante limpar a pele todas as noites para remover toda a maquilhagem, as impurezas, as células mortas e o excesso de óleo. De manhã, esta rotina é também importante, uma vez que remove as toxinas eliminadas durante a noite e deixa a pele preparada para a aplicação de maquilhagem”, explica o dermatologista Ben Kaminsky, ao
site Share Care.
Deve considerar vários produtos de limpeza, desde leites de limpeza, cremes, géis ou águas micelares, de acordo com o seu tipo de pele.
Creme de rosto: duas passas
Este é um dos poucos produtos do seu ritual de beleza em que pode fazer batota. Espalhe esta quantidade de creme pelo rosto e se, mesmo assim, vir que faltam algumas zonas, então acrescente um pouco mais. Tenha atenção às zonas que estão mais sensíveis e secas, e aplique um pouco mais de creme.
“A massagem é um estimulador natural da pele. Se colocar creme e massajar a pele vai ver que se sente muito melhor. Coloque ainda um pouco de creme de olhos e massaje de novo”, explica o dermatologista Ildi Pekarao, ao
Huffington Post.
Creme de olhos: dois pinhões
No contorno dos olhos não é preciso exageros. Estas pequenas porções chegam perfeitamente para cobrir toda a zona ocular e hidratá-la. Mas será que existe diferença de um creme de rosto para um creme de olhos?
Tariq Karim, fundador do Santi Medispa, confirma ao
site Byrdie, que, sim, há: “Os cremes são criados para cumprir um propósito. A consistência de um creme de rosto para um de olhos é diferente. A pele à volta dos olhos é muito fina e, por isso, não se devem aqui aplicar muitos ingredientes ativos. Na verdade, há muitos cremes de olhos testados por oftalmologistas”.
Creme de noite: um mirtilo
A regra de aplicação do creme de noite é simples: depois de o colocar, deve esperar alguns minutos até estar totalmente absorvido para não ficar na almofada. Assim, não desperdiça aquilo que aplicou.
Sali Hughes,
beauty expert e colunista do jornal
The Guardian, admite que este é um dos produtos que não dispensa no seu dia a dia. E explica: “Um bom creme de noite deve hidratar durante toda noite. Se, quando me levanto, não sentir que ainda tenho creme na pele, então mudo. Isto não significa que escolha sempre cremes ricos. Se usar cremes sem óleos tenho o mesmo conforto sem aquela sensação gordurosa.”
Sérum e óleos: uma ervilha
A porção destes dois produtos é muito reduzida por serem muito concentrados. Por isso, uma ervilha chega perfeitamente para espalhar pelo rosto. A sua função é verdadeiramente importante.
“Os sérums são ótimos para hidratar e dar brilho à pele. Se usá-lo em demasia, é possível que a pele não absorva os ingredientes essenciais e, ao invés disso, o produto fica à superfície da pele. Isto leva a uma pele extra oleosa e a irritações”, refere Karen Hammerman, dermatologista, ao
Huffington Post.
Protetor solar: uma uva para cada zona do corpo
Os benefícios do protetor solar são já conhecidos: protege a pele e hidrata-a durante várias horas. Nunca é demais usar protetor solar mas, por exemplo, quando aplicar no rosto coloque apenas o tamanho de uma uva. Não se esqueça do pescoço e das orelhas!
Mesmo que não vá para a praia, aplique protetor solar. Escolha cremes e produtos de maquilhagem com o mesmo grau de FPS (fator de proteção solar). “Usar um creme de corpo com um grau FPS 15 é melhor do que nada”, aconselha o dermatologista Joshua Zeichner, à revista
Health.
Champô: uma amora para cabelo curto e um morango para cabelo comprido
Tome nota: não é por fazer espuma que o cabelo fica hidratado e bonito. Opte sempre por
champôs sem sal que, sim, fazem menos espuma mas, por outro lado, não são agressivos para o seu couro cabeludo. O duo champô/condicionador não deve ser dispensado e só traz benefícios ao cabelo.
“Os champôs normais têm vários detergentes. A sua função é limpar e, de facto, fazem isso muito bem. Os champôs de limpeza, por outro lado, são menos abrasivos”, alerta Ni’Kita Wilson, especialista em cosmética química, ao
InStyle.
Condicionador: uma cereja para cabelo curto e duas framboesas para cabelo comprido
Não é preciso inundar o cabelo de condicionador para que ficar nutrido. Coloque apenas estas porções nas pontas e penteie o cabelo no duche para que o desembaraçar.
Creme de styling: duas sementes de abóbora
Assuma as ondas do seu cabelo. Enquanto este estiver molhado coloque uma pequena quantidade de creme do meio até às pontas. Além de prolongar o aspeto molhado, consegue definir melhor a ondulação.
Mousse de cabelo: uma maçã pequena
Dê ou retire volume ao cabelo com uma mousse de cabelo. Mais uma vez, não é preciso colocar uma porção excessiva de produto no cabelo. Faça uma concha com a mão, preencha até menos de meio e passe as mãos desde o meio do cabelo até às pontas.
Cera para cabelo: uma amêndoa
Enquanto o creme de styling e a mousse servem para moldar o cabelo, a cera vai fixá-lo. Este é um produto forte que tem a função de agarrar o cabelo e que não precisa de ser usado em exagero. A quantidade de uma pequena amêndoa serve perfeitamente para o segurar se fizer um penteado, como um rabo de cavalo, por exemplo. Basta espalhá-la pelas mãos e passar.