>

quinta-feira, 28 de abril de 2016

A ler

Os Luminares de Eleanor Catton, passa-se no século XIX, na Nova Zelândia, cidade de Hokitika, Nova Zelândia, tem como pano de fundo a corrida ao ouro, o tráfico de ópio, a prostituição e a expiação do passado de cada uma das personagens, e um grandioso mistério por resolver, em que personagens tentam desvendar a causa da morte de um homem solitário e descobrir o paradeiro de outro, que sumiu sem deixar vestígios.!
Uma obra singular, que é simultaneamente um thriller e um romance histórico, entre o estranho e fantástico, um romance vitoriano com referências astrológicas e chaves simbólicas orientadoras do destino das personagens. Este romance de Eleanor Catton é incontornável, tendo sido reconhecido com o Man Booker Prize 2013.

Sinopse: O jovem inglês Walter Moody, recém-chegado à cidade isolada de Hokitika, na remota Nova Zelândia do século XIX, procura descansar após sua tumultuosa viagem de barco. Mas, sem se aperceber, acaba por interromper uma reunião secreta de 12 moradores de Hokitika, que estão a tentar resolver um mistério. E é durante a corrida do ouro que as personagens excêntricas contam as suas histórias para desvendar a morte de um eremita e o desaparecimento do homem mais rico da cidade. Entre os mineiros, um chinês traficante de ópio, um político preocupado com o eleitorado, um magnata, uma prostituta de luto, um reverendo novato e um guia maori, são algumas das personagens envolvidas neste mistério. 
Catton conduz o leitor por histórias que vão do místico ao exótico. Pepitas de ouro costuradas em vestidos, um tiro de suicídio que não dispara, fantasmas em caixões, uma charlatã que convoca espíritos e usa chineses como estátuas de decoração. Tudo isso na lamacenta cidade de Hokitika, onde chove intermitentemente e que prospera apenas enquanto os rios fornecerem ouro. Eleanor Catton buscou no movimento dos astros as influências para seus personagens, dividindo o livro em partes que seguem as posições astrológicas dos signos de cada um dos envolvidos. Mas, se a Lua em Leão não explica desaparecimentos nem mortes suspeitas, a destreza de Catton costura as histórias mais surpreendentes, criando viradas repentinas na narrativa, conexões inesperadas, experiências com o misticismo e fecha firmemente as várias camadas da trama com clareza.

1 comentário: