>

terça-feira, 12 de setembro de 2017

A ciência de escalafar um ovo.....

Escalfar um ovo é uma tarefa difícil, pelo menos para que o ovo fique minimamente apresentável e decente. Já experimentei muitas técnicas, desde a água com vinagre, fazendo um remoinho na água, e até foi a que resultou melhor, depois também há a técnica do Jamie Oliver de colocar película aderente numa taça, untar com óleo, colocar o ovo, fechar e colocar na água!! À parte destas técnicas, existem os escalfadores, que são a melhor invenção para quem adora ovos como eu!! Vi estas duas opções no mercado, comprei o escalfador da Silampos e adoro, os suportes dos ovos são individuais, o que dá muito jeito!!
Outra alternativa são as formas que se colocam em água ou no micro-ondas e que também garantem um ovo escalfado certinho, tenho uma da Lékué (3.ª imagem), mas com o formato do ovo normal, só é necessário acertar com o tempo de cozedura certo!!
Outras dicas úteis são:
- os ovos quanto mais frescos melhores são os resultados;
- deve-se colocar em água a ferver, mas antes de começar a borbulhar!!
escalfador de ovos @ mimocook
Escalfador de ovos Silampos

Forma de ovo em silicone Lékué
Forma de ovo Lékué


Base para escalfar ovo Joie MSC

6 comentários:

  1. Adoro ovos escalfados mas realmente não ficam muito apresentáveis quando os faço. Essas formas para micro-ondas já vi mas tive medo que o ovo explodisse. Resulta? O escalfador também é uma óptima ideia.

    ResponderEliminar
  2. V. o escalfador é o melhor!
    Eu nunca usei a forma de silicone no micro-ondas, acho que se tem que furar o ovo para não rebentar. Uso a forma em banho maria. O escalfador é o mais eficaz. Acredito que a base para escalfar do Joie seja eficaz, porque se pode ver o ovo e controlar melhor.

    ResponderEliminar
  3. Tenho de arranjar uma coisa dessas...

    ResponderEliminar
  4. Não sou a maior fã de ovos escalfados, mas sem dúvida que assim é muito mais fácil.

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Gostaria ed perguntar como funciona o da Silampos.
    A água deve tocar nas formas? Ou coze apenas com o vapor?
    Fica igual, em termos de sabor, ao que é feito em contacto com a água?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Penelope, o escalfador da silampos, consiste no adaptador que se coloca numa frigideira com água e tem umas formas onde se colocam os ovos que vão escalfando. Coze a vapor, a água não toca no ovo, pode ou não tocar na forma, pois não contacta com o ovo. O sabor é mesmo a ovo, quando fazemos em água fica o sabor mais diluido.
      Ao fim deste tempo continuo a utilizar e gosto muito!

      Eliminar