>

domingo, 23 de dezembro de 2018

Colette

Colette é um filme de época, muito interessante, que é passado em Paris na passagem do século XIX, uma mulher muito à frente do seu tempo, uma personagem real, que lutou pela sua independência e reconhecimento do seu talento, como escritora, dançarina, atriz, Colette é interpretada por Keira Knightley e está muito bem neste papel. Gostei muito de ver o filme e sobretudo de conhecer esta história de uma mulher extraodinária, Colette!!

Sinopse:
Depois de se apaixonar e casar com o autor e editor Henry Gauthier-Villars (Dominic West), mais conhecido por “Willy”, Sidonie-Gabrielle Colette (Keira Knightley) troca o campo pelas ruas e salões artísticos da Paris do virar do século XIX.

Colette começa logo a trabalhar na editora de Henry, onde se torna um dos seus escritores fantasma. 

Quando Colette publica a série “Claudine”, romance semiautobiográfico que definiria um novo tipo de arquétipo – o adolescente -, a obra torna-se um sucesso e uma sensação cultural. 

Com isto, Willy e Colette tornam-se um casal celebridade da Belle Époque, mas a recusa de Willy em reconhecer a autoria de Colette leva ao fim do casamento de ambos. 

Pela sua parte, Colette inicia uma série de relações com mulheres, uma das quais com Mathilde de Morny ou “Missy”, uma aristocrata que desafia os padrões da época.  

Colette esforça-se por alcançar a sua liberdade e voz artística, vindo a tornando-se numa das figuras mais celebradas da literatura francesa, e escrito dezenas de obras, entre as quais Chéri (1920) e Gigi (1944), que viria a inspirar o filme de Vincente Minnelli e o musical da Broadway. 

Colette seria nomeada para o Prémio Nobel da Literatura em 1948.

3 comentários:

  1. O Natal dos sonhos é aquele que idealizamos no espírito, sentimos no coração e partilhamos na solidariedade! Obrigada pela amizade e carinho nestes meses. Que a magia da noite de Natal transforme os teus sonhos em realidade! FELIZ NATAL <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase Cinderela, muito pbrigada pelas tuas palavras amáveis! Votos de um Natal cheio de magia no sapatinho, com tudo o que desejas!

      Eliminar
  2. Gosto imenso de filmes de época, vou colocar na minha lista.

    ResponderEliminar