>

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Roupeiro Cápsula

Estava a ler o Observador e há um artigo intitulado 12 dicas para ser uma pessoa melhor em 2017, que me despertou o interesse. Foco-me na dica 4: Viva apenas com 30 peças de roupa, ou seja, dita a Lei de Pareto que só usamos cerca de 20% da roupa que temos no roupeiro. Logo, por estação, só precisa de ter 30 a 37 peças versáteis que se conjuguem umas com as outras para facilitar a tarefa de se vestir todas as manhãs. Tudo isto para minimizar e equilibrar a sua vida, sem os gastos de energia diários associados ao processo de lavar e arrumar todo um roupeiro acumulado de coisas. O roupeiro cápsula manda ter menos coisas e cingirmo-nos ao essencial.
Este conceito é perfeito, e um objetivo a cumprir em 2017!! Pois, o início do ano é sempre um bom pretexto para limpar, arrumar e organizar!! Este conceito de roupeiro cápsula tem como vantagem a poupança de dinheiro, menos desperdício, estar tudo à vista, pois o que está escondido, não se vê, não se veste, tudo isto também produz mais bem-estar e incentiva à criatividade, reinventar!! 
Este mesmo artigo tem um link para outro artigo sobre o roupeiro cápsula, em que a Ana Teresa Silvestre, autora do blogue português Look a Day que, além de ser coach e ajudar mulheres a fazerem detox aos seus roupeiros, também pratica ela própria o minimalismo e explica o que é um roupeiro cápsula e como escolher as peças para um roupeiro cápsula.
O que é um roupeiro cápsula?
É um armário pequeno feito exclusivamente de peças versáteis que se conjugam umas com as outras e facilitam na hora de se vestir todas as manhãs. Atualmente, a regra diz que, por estação, nos bastam 30 a 37 peças (excluindo roupa interior, acessórios, roupa de praia, de desporto, de usar por casa e pijamas). Parece pouco, certo? Mas a Lei de Pareto (ou a lei dos 80/20) também se aplica ao nosso roupeiro: só usamos cerca de 20% da nossa roupa. Então porquê acumular?
Como escolher as peças para um roupeiro cápsula?
  1. Esvazie o seu roupeiro na totalidade. A partir daqui separe todas as suas roupas por várias categorias: aquilo que realmente adora e quer usar neste exato momento, aquilo que talvez goste (porque tem algum valor sentimental, por exemplo) e aquilo que já não faz sentido e facilmente doaria ou trocaria com uma amiga. De fora ficam as peças sazonais como um casaco de inverno que só entra no roupeiro de inverno.
  2. Coloque as peças de que realmente gosta novamente no armário. Essas são as que vão fazer parte do seu novo roupeiro.
  3. Aquelas de que tem dúvidas porque não sabe se lhe ficam assim tão bem, que não consegue largar porque foram caras ou porque têm valor sentimental, guarde-as num sítio (numa caixa, na arrecadação, no sótão…) para mais tarde pensar nisso. Não se desfaz delas mas também não ficam a acumular no roupeiro. Se ao longo dos meses não se lembrar delas nem tiver vontade de as usar, está pronta para as colocar nas peças que já não fazem sentido e dizer-lhes adeus no final da estação.
  4. Depois de ver o que tem no roupeiro e as peças “essenciais” que guardou, pense na regra do “3-3-3” para ver se tem tudo aquilo de que precisa. Esta regra aplica-se a tudo. Sapatos? 3 rasos, 3 saltos altos, 3 botas. Roupa de baixo? 3 calças, 3 calções e 3 saias. Roupa de cima? 3 tops, 3 camisas, 3 camisolas.

Caso queiram saber mais sobre este conceito:
Anuschka Rees tem um blog intitulado Into Mind e é autora de um livro The Curated Closet, e é uma fonte de inspiração!

Bea Johnson e o seu livro: "Desperdício Zero"

E coloquei uma lista de blogs na barra direita, com diversos links!!


4 comentários:

  1. Gostei muito deste conceito e tenho tentado aplicá-lo

    ResponderEliminar
  2. Acho perfeitamente plausível para ir 15 dias de férias...

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante o artigo, e sem dúvida que é verdadeiro também.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito. Muito interessante :)

    ResponderEliminar