>

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Blade Runner: Perigo Iminente

Com a estreia do Blade Runner 2049 e já com a ida ao cinema prevista, vi o primeiro filme desta saga, que passou no canal Hollywood. Este filme de 1982, realizado por Ridley Scott e com o Harrison Ford, muito novinho, no papel de caçador de replicantes, na cidade de Los Angels em 2019, (ano este que agora está bastante perto).
Um filme bastante interessante, visionário, e tendo em conta que foi realizado em 1982, em que não havia tanta tecnologia para efeitos especiais. Por outro lado, é essencial ver este filme, para perceber a história do segundo filme, pelo menos eu achei, pois caso contrário não teria entendido pouco a história.
Este filme foi um fiasco de bilheteira e dividiu os críticos, contudo tornou-se um filme de culto, de ficção científica, na categoria neo noir.


Sinopse:
O filme passa-se numa decadente e futurista cidade de Los Angeles em novembro de 2019, afetada pela poluição, o consumismo exacerbado e a consequente busca de novas formas de colonização, para a qual as pessoas são convidadas a aventurarem-se, noutros planetas, em face do colapso da civilização humana, material e moralmente. 
Destaca-se o quão visionário foi o diretor Ridley Scott, na medida em que a globalização tão amplamente difundida nas últimas décadas, encontra nesta película, um final catastrófico, melancólico e deprimente - animais extintos são clonados e replicados a exemplo do principal quinhão no filme - Replicantes humanos; a existência de uma profusão de culturas, etnias, credos e costumes. Com efeito, mexicanos, chineses, árabes e toda uma gama de culturas convivem neste ambiente sombrio e desanimador. Tal qual podemos vislumbrar o preâmbulo nas sociedades nas quais vivemos atualmente. 
Neste contexto, seres similares ao Homem, elaborados através de engenheiros genéticos terceirizados (outro exemplo da visão profética do diretor), chamados replicantes, são criados e usados nas mais nocivas atividades, na Terra e, principalmente fora dela. A empresa responsável chama-se Tyrell Corporation. 
Após um motim, os replicantes são banidos da Terra, passando a ser usados para trabalhos perigosos, servis e de prazer nas colônias extraterrenas da Terra. Os Replicantes que desafiam essa proibição, regressam à Terra, onde são caçados e "aposentados" pelos operativos especiais da polícia conhecidos como "Caçadores de Replicantes" (Blade Runners). O enredo foca-se num brutal e astuto grupo de replicantes que recentemente escapou e que se esconde em Los Angeles.
(Nota: o texto da sinopse foi adaptado da wikipedia)

1 comentário: