>

domingo, 6 de dezembro de 2009

Um grito de amor desde o centro do Mundo



De entre inúmeros livros que constam dos vários catálogos de prendas de Natal, chamou-me a atenção: Um grito de Amor desde o centro do mundo de Kyoichi Katayama. E, estou maravilhada com o livro, a tal ponto que tenho falar dele, mesmo antes de o acabar de ler!!. Esta comovente história de amor, já vendeu milhões de livros em todo o mundo, e agora compreendo o porquê. O livro é lindo.
Os dois protagonistas principais são Sakutarô e Aki, que se conhecem na escola de uma pequena cidade japonesa. Ele é um adolescente engenhoso e sarcástico. Ela é uma rapariga inteligente, bonita e popular. O que de início é uma amizade cúmplice torna-se numa paixão arrebatadora. Um acontecimento trágico vem pôr à prova a força do amor que os une. Juntos vivem uma história capaz de transtornar sentidos e apagar as fronteiras entre a vida e a morte.
Paralelamente à história de amor entre Sakutarô e Aki, é também narrada a bonita história de amor do avô de Sakutarô, que a determinada altura lhe dá a ler o poema chinês: A Liana que cresce, poema de Amor, compilado por Confúcio, após a leitura do poema, o avô de Sakutarô diz: "Por mais que tenhamos progredido, os sentimentos verdadeiros das pessoas não mudaram. Este poema foi escrito há dois mil anos ou mais. Data de uma época muito antiga, muito antes do surgimento de zekku ou de qualquer das métricas que estudaste na escola. Mas a emoção da pessoa que escreveu estes versos continua a tocar-nos completamente, ainda hoje. ..."
Que perspectiva fantástica dos sentimentos, ainda bem que não mudaram, seria cómodo pensar como máquinas, mas seria demasiado monótono!! De facto, é bom sentir!!

7 comentários:

  1. Realmente há coisas que não mudam, e ainda bem! Os sentimentos continuam a ser o catalisador deste mundo...
    Fiquei curiosa com o livro, talvez o compre este Natal, uma prenda para mim mesma!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  2. Olá

    Nunca pensaste ser assessora de beleza Oriflame?
    Ao tornares-te assessora ganhas imediatamente um creme e beneficias de descontos e promoções exclusivas a assessores :P

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por compartilhar essa maravilha, quero compra-lo já!
    Bjks

    ResponderEliminar
  4. Também o vi no catálogo da Bertrand e fiquei com vontade de o comprar. O problema é que já tenho n livros a acumular na mesinha de cabeceira. :)

    P.S. - já nem nos blogues estamos livres de spam? :s (comentário da Vânia)

    ResponderEliminar
  5. E só se descobriu há poucas decádas, que o homem sente, pensa e logo existe, contrariando o racionalismo!

    ResponderEliminar
  6. É isso que nos move diariamente: sentimentos! :D

    ResponderEliminar
  7. Fiquei pela parte da "cidade japonesa", acho que fiquei a adorar o livro :D

    ResponderEliminar