>

sábado, 15 de maio de 2010

A Fronteira Entre a Amizade e o Amor

Há na pura amizade um prazer a que não podem atingir os que nasceram medíocres. A amizade pode subsistir entre pessoas do mesmo sexo a diferentes, isenta mesmo de toda a materialidade. Uma mulher, entretanto, olha sempre um homem como um homem; e reciprocamente, um homem olha uma mulher como uma mulher; essa ligação não é paixão nem pura amizade: constitui uma classe aparte.
O amor nasce bruscamente, sem outra reflexão, por temperamento, ou por fraqueza: um detalhe de beleza nos fixa, nos determina. A amizade, pelo contrário, forma-se pouco a pouco, com o tempo, pela prática, por um longo convívio. Quanta inteligência, bondade, dedicação, serviços e obséquios, nos amigos, para fazer, em anos, muito menos do que faz, às vezes, num minuto, um rosto bonito e uma bela mão!
O tempo, que fortalece as amizades, enfraquece o amor. Enquanto o amor dura, subsiste por si, e às vezes pelo que parece dever extingui-lo: caprichos, rigores, ausência, ciúme; a amizade, pelo contrário, precisa de alento: morre por falta de cuidados, de confiança, de atenção. É mais comum ver um amor extremo que uma amizade perfeita.
O amor e a amizade excluem-se um ao outro. Aquele que teve a experiência de um grande amor descuida a amizade; e quem se esgotou na amizade ainda não fez nada para o amor.
O amor começa pelo amor, e só se passaria da mais forte amizade para um amor fraco. Nada se parece mais com uma viva amizade do que essas ligações que o interesse do nosso amor nos faz cultivar.

Jean de La Bruyére, in "Os Caracteres"

8 comentários:

  1. Ahhh, bom!! LOL
    Ia eu dizer: "Querida, tao bem escrito!" Quando reparei que era um excerto!
    Mesmo assim, obrigada por o teres transcrito. Gostei muito.
    Beijocas ***

    ResponderEliminar
  2. Deixando uma estrela por entre as nuvens

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do texto mas devo dizer que não sei se concordarei com a frase "O amor e a amizade excluem-se um ao outro". Acho que cada um tem de encontrar um ponto de equilíbrio para conjugar os dois, o que nem sempre é fácil. Mas penso que é bem possível.

    ResponderEliminar
  4. Eu penso exactamente assim, e é muito complicado quando se confundem ambas as coisas, normalmente não corre bem.
    Agora, se vale mais uma boa amizade, ou um grande amor? Sinceramente não sei, mas creio que a amizade tende a ser menos efémera.

    ResponderEliminar