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segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Assertividade

Artigo bastante interessante, retirado daqui.
As relações sociais e profissionais são muitas vezes marcadas por situações de conflito e tensão porque não sabemos comunicar e agir com assertividade .
Quando algo não nos agrada, ora reagimos com agressividade, ora adoptamos uma atitude defensiva ou mesmo passiva. Basta recordar um momento em que nos fizeram uma crítica e respondemos com "quatro pedras na mão" ou uma situação em que tínhamos que tomar uma decisão e adiamos o assunto dia após dia.
A estes três comportamentos (assertivo, agressivo e passivo), oriundos da literatura inglesa e americana, a literatura francesa acrescenta o comportamento manipulador que consiste em colocar as outras pessoas ao nosso serviço e dos nossos interesses sem que se apercebam, usando e abusando delas como se de marionetas se tratassem. De referir que a manipulação pode assumir a forma de lisonja, insinuação, chantagem ou sarcasmo.
Porque a assertividade é o comportamento mais adequado a desenvolver nos relacionamentos interpessoais, ficam aqui algumas dicas para praticar:
1. Pense antes de falar e agir. Para isso, procure controlar as suas emoções e impulsos a fim de evitar um comportamento agressivo perante uma crítica ou situação menos agradável. Use a racionalidade para se autocontrolar.
2. Fale de forma aberta, direta e honesta. Não tenha receio de dizer o que pensa, sente e quer, apenas tenha atenção à forma com o faz, através das palavras e da linguagem corporal . Ao mesmo tempo, dê espaço para que as outras pessoas se manifestem de igual forma. A pessoa assertiva afirma-se e permite que os outros se afirmem.
3. Diga "não" com tato, para não ferir suscetibilidades nem sentir culpa. Evite dizer "sim" quando gostaria de dizer "não", só para agradar a outras pessoas ou para manter um clima de paz. Dessa forma, evita um conflito externo mas acaba por criar um interno, e isso não é bom para si nem para as pessoas que o/a rodeiam. É caso para dizer, respeite-se para ser respeitado.
4. Faça e receba críticas de forma positiva e construtiva. Antes de mais, é essencial aceitar que as outras pessoas pensem de forma diferente de si e ser capaz de manter a calma. A partir daí será mais fácil fazer uma crítica construtiva e reagir a críticas negativas de forma positiva.
5. Esclareça situações duvidosas. Tenha o cuidado de esclarecer situações onde ficaram dúvidas para evitar mal-entendidos ou inimizades. Não finja que entendeu só para não dar parte fraca. Um segundo esclarecimento pode fazer poupar tempo, recursos e muitas chatices...
6. Admita os seus erros. Seja capaz de reconhecer que errou e até de pedir desculpa. Ninguém é perfeito, a perfeição não existe, por isso se diz que "errar é humano". Agora, grave é fingir que nada aconteceu e que as outras pessoas não notaram nada. Com a atitude certa, até nos momentos de crise pode manter/aumentar a sua credibilidade.
7. Esteja aberto/a ao compromisso e à negociação. A pessoa assertiva não deseja ser a única a tirar partido de uma dada situação mas também não quer sair a perder, por isso mesmo está aberta ao diálogo e ao consenso para que todas as partes envolvidas ganhem. Adota a estratégia "ganha-ganha".

2 comentários:

  1. Dei essa matériazinha me psicologia da comunicação e até gostei :)

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  2. Aplica-se no trabalho e a todo o tipo de relações que tenhamos na vida... Para mim, a assertividade é um desafio diário!

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