>

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Caderneta de Cromos - o livro

O Nuno Markl é realmente fantástico e este livro é mais um exemplo disso!! Uma viagem pela infância, com muito humor e repleta de boas recordações!! Relembrei aqueles sabores da infância, que por lá ficaram, tais como as bom-bocas que ia comer ao café da minha tia, as pastilhas pirata e gorila que a minha mãe não me deixava comer pois faziam mal à barriga, aos dentes e é falta de educação mascar pastilha!! Também ainda me lembro do Tulicreme, dos cigarros de chocolate e da Miluvit com o Vitinho!! Felizmente que os pirolitos com berlindes, já são recordações dos meus pais, que sempre que vamos a Santa Cruz, recordam o local onde era a fábrica dos famosos pirolitos, vá lá até gostava de os ter provado!!
Também me lembro dos kalkitos e andar toda feliz a pensar que tinha uma tatuagem, as crianças ficam felizes com tão pouco!! Lembro-me de brincar ao arco e ao elástico e da bota botilde!!
Recordo com saudades os estrunfes e resolvi rever a intemporal série do Tom Sawyer, que vejo com o mesmo entusiasmo de antigamente e o mesmo desejo de aventura, de conhecer o mundo e de mil amigos!!
Não vem no livro, mas também recordo o Franginhas e o Carrossel Mágico, que deixou de dar de repente e e só muitos anos mais tarde recuperei do trauma de infância, quando apareceu um filme novo, com uma versão mais moderna e colorida do Franginhas!!
Por falar em trauma, também recordei as cadernetas de cromo, que poucas consegui acabar!!
O Topo Gigio, que ratinho mais fofo, com o qual ficava colada à televisão e um dia ganhei um boneco de imitação, como troféu de bom comportamento durante uma semana inteirinha,  troféu este que ainda hoje exibo em cima do meu roupeiro (dos poucos bonecos que sobreviveu à ida para a arrecadação)!!
Lembro-me do fantástico jogo de química que recebi e das tardes divertidas a fazer experiências, ainda me recordo do cheiro de alguns daqueles produtos químicos!!
Ia para a cama com o Vitinho, e acho que com o Topo Gigio, o Nuno Markl, diz que houve uma lacuna pelo meio de genéricos a mandar os meninos para cama, mas tenho uma vaga ideia de ver o Topo Gigio de barreto a mandar os meninos dormir!!
A Heidi e o trauma da minha mãe, quando eu e a minha irmã passamos uma semana a perguntar se a Heidi já tinha encontrado a mãe!!
Muita coisa recordei e tenho vontade de falar, mas o post já está a ficar longo, muito mais longo que o meu habitual e daqui pouco já nem se consegue ler até ao final!!
Resta-me falar do Adam Curry e dos seus programas musicais, que eu e a minha irmã seguíamos religiosamente!! 
Os penteados extravagantes, como o cabelo à tigela e do cabelo espetado com gel, uma espécie de popa!! 
E, ainda da velha maneira de fazer pirataria, tal e qual como o Markl descreve, PLAY, REC e PAUSE e esperar que o locutor não falasse muito!!
Um livro fantástico a não perder!!

3 comentários:

  1. O markl é mesmo fantástico! ;) já li... e tenho pena porque não os vou ver no Coliseu!

    ResponderEliminar
  2. adoro o markl....o rádio do bogas está sempre sintonizado na comercial :)

    ResponderEliminar