>

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Aprender a dizer não....


.....em caso e no trabalho!! Como tenho tido pouco tempo para ler, em vez de falar dos livros que tenho lido, vou falando dos livros que quero ler!! O livro Não, obrigado! de Walter Riso parece bastante interessante, leiam a sinopse:
"Quantas vezes dissemos "sim" quando queríamos dizer "não"? Ou deixámos que nos ofendessem, sem dar resposta? Quantas vezes, ao chegar a casa ao fim de um dia de trabalho, nos censurámos pela incapacidade de fazer valer os nossos direitos? Essa insegurança, que nos leva a agir contra a nossa vontade, paga-se caro: sempre que baixamos a cabeça, estamos a dar um golpe na nossa auto-estima, sentimo-nos diminuídos. No sentido oposto, quando exigimos respeito a terceiros, protegemo-nos, fortalecemos o nosso "Eu", conquistamos o espaço e a importância que nos são devidos. Como defender então os nossos direitos sem violar os dos outros? O psicólogo e professor universitário Walter Riso estudou o problema ao longo de mais de 20 anos, como investigador e como terapeuta. E descobriu que a melhor forma de o fazer é utilizar uma ferramenta psicológica altamente eficaz: a assertividade. Saber dizer "não" ou "basta" sempre que a ocasião exige, é ter a liberdade e a coragem de expressar livremente as nossas emoções."

17 comentários:

  1. Sim, sem sombra pra dúvida que deve ser bastante interessante!
    Mas o primeiro passo para tudo, tudo, mas TUDO, creio que seja sermos sempre sinceros com nós próprios e com o que REALMENTE queremos.
    E lutar para o conseguir.

    Uuuh, vou ver os teus posts então!!! :D:D

    Beijinho **

    ResponderEliminar
  2. acho que vou comprar esse

    ResponderEliminar
  3. Gostei do que li...! Mesmo! Será um dos futuros a comprar...!

    ResponderEliminar
  4. O livro parece-me excelente. Um "não" muitas vezes faz mais por nós do que um "sim" que agrade a todos. :)

    ResponderEliminar
  5. Eu devia ler esse livro! Tenho alguma dificuldade em dizer não... sei que é defeito, mas custa -me, então quando me pedem coisas... obrigada pela dica! bjs

    ResponderEliminar
  6. Acabaste de adicionar mais um à minha lista de "must read" :)
    Confesso que sou péssima a dizer não. E depois "rói" cá dentro.
    Obrigada pela dica :)
    kiss

    ResponderEliminar
  7. Ora aí está algo nem sempre que nem sempre corre bem, ou corre bem demais!

    ResponderEliminar
  8. Deve ser muito interessante. Se leres, vai colcando aqui excertos ;)

    ResponderEliminar
  9. Tenho imensa dificuldade em dizer não...


    Parece que vou ter que ler o livro!!!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Ora aí está um para acrescentar a minha lista!!

    ResponderEliminar
  11. ah esse livro fazia-me um jeitão..antes era o cúmulo, mas agora já consigo dizer não quando a circunstancia o exige :)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Saber dizer "Não" é importante para o nosso próprio equilíbrio! Por vezes é mesmo necessário...

    Bjokas

    ResponderEliminar
  13. Um selinho: http://3.bp.blogspot.com/_1Vj37zGmyo8/SSDdtTuvrJI/AAAAAAAAAKY/_CT-muhyv3E/s320/Master+Blog.jpg

    :D
    Kiss *

    ResponderEliminar
  14. deve ser um bom livro! :)
    acho que já tinha ouvido falar! parece interessantíssimo..

    ResponderEliminar